O Museu Nacional de Antiguidades e Artes Islâmicas, inaugurado em 1897, está localizado em Argel, capital da Argélia, e é o museu mais antigo da Argélia e de todo o continente africano. Ele abrange a história da arte na Argélia por 2.500 anos e abriga uma importante coleção de antiguidades clássicas composta de vestígios desenterrados durante escavações em vários sítios arqueológicos da Argélia e uma coleção de arte muçulmana com objetos das várias dinastias árabes e berberes que exerceram seu poder na Argélia em específico, e no Magrebe e Oriente Médio em geral.
O museu é composto por dois pavilhões, um dedicado às antiguidades e outro às artes islâmicas. O pavilhão de antiguidade clássica, cuja coleção remonta a 1835, inclui esculturas, mosaicos e bronzes descobertos nos sítios arqueológicos da Argélia. O pavilhão de arte islâmica, cuja formação inicial remonta a 1846, é constituído principalmente por manuscritos, moedas, tapetes e bordados, cerâmica e marcenaria da Argélia e de outros lugares, como Marrocos, Tunísia, Espanha e Oriente Médio.
As salas de exposição estão dispostas em torno de um pátio cujo piso é pavimentado por mosaicos romanos. Sob as galerias, é possível observar inscrições comemorativas e fúnebres árabes e turcas. Ladrilhos de cerâmica datados do período otomano recobrem suas paredes. Além disso, uma seção importante é dedicada à numismática. Moedas e medalhas de toda a história da Argélia, desde a civilização púnica, passando por todas as dinastias muçulmanas que reinaram na Argélia, estão em exibição no museu.
